Consiste na prestação de serviços de cobrança amigável e judicial, assessoria de cobrança, tem como principal objetivo desenvolver e aplicar estratégias para recuperar os ativos da empresa contratante. Para isso, ela entra em contato com o cliente e inicia um processo de negociação amigável.
Para ter bons resultados na cobrança de seus clientes, o primeiro passo é construir uma estrutura para isso, um passo a passo que deixe claro com que frequência e com quais canais você vai se comunicar com seu cliente. Esses passos são conhecidos como etapas de uma régua de cobrança e sofrem variações de acordo com produto, necessidades da sua empresa e condições de pagamento que você oferece aos seus clientes.
As etapas da assessoria de cobrança serão as seguintes:
► Cobrança extrajudicial;
► Cobrança judicial;
Por meio das ferramentas corretas e de uma estratégia inteligente, que inclua todos os recursos que vão de SMS até e-mails, antes de chegar na cobrança judicial. Dependendo do tipo de cobrança realizado pelo cliente, a assessoria de cobrança precisa adotar ações específicas, inclusive o uso de softwares especializados em gestão de cobrança, incentivando assim o pagamento.